DESENVOLVA UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL: STARTUP ENXUTA – PARTE 2


Lean Startup Startup Enxuta

Continuamos aqui nosso resumo sobre o já clássico livro de Eric Ries. Nesta matéria, abordamos os capítulos 1 e 2, que falam das origens deste método que busca a criação de uma “fábrica de inovação contínua”. Para acessar o primeiro texto sobre a obra, clique aqui.

Capítulo 1: Visão

1.1) Começar
Os empreendedores costumam desconfiar de práticas gerenciais tradicionais, achando que elas podem reprimir a criatividade. Afinal, se os avanços tecnológicos possibilitaram um aumento de produtividade sem precedentes, a falta de um modelo gerencial apropriado para as novas iniciativas de produção tem feito com que as empresas experimentem uma curva de sucesso e fracasso com rapidez impressionante. A startup enxuta veio justamente para impedir isso.

A startup enxuta é uma adaptação do método nascido na Toyota, cujos princípios são:

1) Aproveitamento do conhecimento e da criatividade de cada funcionário;
2) Redução dos lotes e produção “just in time” (sob demanda);
3) Controle do estoque e aceleração do tempo de ciclo.
A diferença é que o progresso na manufatura é medido pelo aumento na qualidade do bem produzido. Já a produtividade na startup é medida pela “aprendizagem validada”, em que a interação rápida com o consumidor é fundamental.

1.2) Definir
Qualquer pessoa que está criando um novo produto ou negócio sob condições de extrema incerteza é um empreendedor, não importa onde trabalhe. O importante é que a empresa use o paradigma administrativo adequado ao problema da inovação contínua da economia moderna.

Para fazer sucesso (e mantê-lo) é preciso saber como uma equipe deve agir depois de formada, que processos deve utilizar e quais devem ser as responsabilidades de cada um.

Vale lembrar que hoje inovar é fundamental mesmo para as empresas estabelecidas, pois a demanda por “novidade” é cada vez maior. Enfim, o único caminho sustentável de uma empresa para o crescimento econômico a longo prazo é criar uma “fábrica de inovação contínua” utilizando as técnicas da startup enxuta para criar inovações radicais continuamente.

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>