Solução de limpeza urbana evita alagamentos


fralda de contenção

Se não há milagre que faça uma grande parcela dos cariocas não jogar lixo na rua, pelo menos temos santos empreendedores com soluções inovadoras para evitar que a sujeira entupa dos bueiros e cause os corriqueiros alagamentos em dias de chuva.

Esta semana, na região portuária da cidade, começou a ser testado um sistema integrado de retenção e gestão de resíduos sólidos. As chamadas “fraldas de contenção” – uma estrutura de plástico como uma espécie de peneira – conseguem impedir a entrada de folhas e galhos, sacos plásticos, ou outros detritos que venham a interromper a drenagem pluvial. E os benefício vão além da área urbana: como parte da rede de esgoto da cidade, esses lixos com freqüência atingem córregos e rios, poluindo águas, contaminando seus animais e facilitando o transbordamento em épocas de cheias.

O Net Sensors, desenvolvido por Carlos Chiaradia, Vitor Paulo Ruas Xavier e Alas Jackson, de Belo Horizonte é monitorado por sensores que retornam ao sistema de gerenciamento a sua localização por coordenadas, o status de enchimento, o status da bateria, alertas de roubo, alertas de inundação e alertas de falhas. Na interface do EccoGestor é possível observar no mapa cada um dos pontos monitorados.

O projeto foi um dos cinco vencedores do Desafio Cisco de Inovação Porto Maravilha de 2015, entre 104 inscritos no concurso que selecionou as melhores propostas para soluções cotidianas do Porto Maravilha.

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>